Cuidando de quem cuida (Síndrome de Burnout)

2018-11-09T15:00:25+00:00 novembro 9th, 2018|Artigos, Psicologia, Veterinária|

Cuidando de quem cuida – Como prevenir a Síndrome de Burnout na prática da medicina veterinária.

Para nos prevenir do Burnout vamos entender primeiro brevemente do que se trata. É um distúrbio psíquico de caráter depressivo precedido de esgotamento físico e mental intenso, cuja origem está ligada a vida profissional. Uma síndrome causada pelo estresse excessivo e prolongado, um mal que pode tomar conta aos poucos se não ficarmos atento. O que o profissional da veterinária poderá fazer para evitar este estado?

Enfrentar as dificuldades e as situações de conflito sem se sentir esmagado por elas, mas procurando soluções e alternativas. Se a pessoa aprender a interpretar suas emoções e seu comportamento de modo mais positivo, construtivo, poderá   lidar de uma maneira melhor com sua vida. Refletir como está a sua qualidade de vida e fazer mudanças é fundamental neste momento. Organize o seu tempo, incluindo prioridades para sua vida pessoal, como :horário tranquilo para as refeições, sono reparador, diminuir o consumo de álcool, nicotina e cafeína; lazer, família, amigos. Fazer atividades físicas que lhe dão prazer, descobrir e dedicar-se a um hobby.

Falar com alguém de confiança poderá também ajudar. E se perceber que pode estar entrando nesta situação, poderá ainda, se presentear com um aconselhamento psicológico e focar no autoconhecimento. Muitas das dificuldades podem vir não apenas do ambiente externo, mas de  aspectos internos ou seja características de personalidade que não temos consciência. E na psicoterapia, ao mesmo    tempo que estaremos aprendendo a lidar com nossos limites,    poderemos estar descobrindo potenciais ocultos, desativados que poderão serem colocados  em ação e ajudá-lo a sair da situação.

Medidas para melhorar a qualidade de vida nunca foi tão necessária para amenizar os efeitos negativos do ritmo de trabalho frenético. Ao rever o seu ritmo, encontrando tempo para se organizar melhor no dia a dia, relaxar, se conhecer, se cuidar, você estará mais apto para saúde física, mental e emocional.    E com tudo isto, evitar que um CNPJ te leve a um AVC! Cuidar-se diariamente será a melhor opção para se prevenir do Burnout. Vá em frente, comece agora!

Psicóloga clínica, Júlia Ione Linhares de Castro