Gestação em Cadelas e Gatas

2019-01-09T15:33:53+00:00 janeiro 9th, 2019|Sem categoria|

A gestação é uma fase delicada para qualquer espécie. Em cadelas, dura em torno de 59-64 dias, e em gatas a duração é de até 67 dias. Nesse período de gestação, a mamãezinha sofrerá algumas mudanças e será necessário mudar sua rotina, como alimentação, por exemplo. Primeiramente, a desejar uma gravidez, é necessário a realização de algumas etapas:

1. Exames laboratoriais para avaliar se a futura mamãe está saudável e apta a engravidar

2. Na escolha do macho, prestar atenção quanto ao tamanho para que ele não seja maior que a fêmea pois isso pode atrapalhar a gestação (os filhotes podem crescer muito e gerar complicações na hora do parto).

Para confirmar a gestação, é realizado um exame de ultrassonografia pressupondo uma data e realizando a partir de 25 dias de gestação, apenas por volta dos 35 dias pode-se saber quantos filhotes tem. Após confirmação de gravidez, é necessário que a alimentação da cadela seja mudada e a ração ideal é a de filhotes, para que os filhotes recebam nutrição suficiente durante toda a gestação, e a mesma deverá permanecer até o final da amamentação. Essa troca de ração deve ser feita com cautela, para que o excesso de peso não ocorra, já que pode causar complicações. Os passeios continuam sendo recomendados para as cadelas gestantes, porem com distancias menores. Gatas costumam ficar menos ativa e mais arredias do que o normal. Sua barriga começará a aumentar, os mamilos vão ficar inchados e rosados e os pelos da barriga começam a se afastar.

A partir dos 59 dias, a cadela poderá dar à luz, então é necessário já reservar um local seguro, tranquilo e com pouca luminosidade. Em gatas, a gestação dura em torno de 60 – 67 dias é necessário arrumar uma caixa grande e espaçosa em um lugar bem tranquilo e limitado. Um dos principais sinais de que o parto estará próximo é a mudança de temperatura corporal, nesse período a fêmea não irá ter interesse por comida. Após a bolsa romper, os filhotes devem nascer no prazo de até 6 horas, caso contrário, há algo de errado e será necessário levar a mamãe imediatamente ao veterinário, pois provavelmente será necessária uma cesariana.

 

Se os filhotes nascerem de forma natural, é necessário ficar de olho se a placenta foi retirada e se estão respirando. Se nada disso estiver acontecendo, é necessário auxilio do veterinário ou de uma pessoa bem treinada para ajudar. Após o parto, deixe alimentação e água disponível para a mamãe, pois ela já perdeu muita energia trazendo esses lindos bebês ao mundo.

Adriana Rocha Tavares Rodrigues. CRMV 7223 Médica veterinária especializada em medicina intensiva de pequenos animais e atuante em clínica geral do CMVJA.