Já escovou os dentes do seu pet hoje?

2018-07-05T18:55:24+00:00 julho 5th, 2018|Sem categoria|

O mau hálito pode ser sinal de que os dentinhos do seu pet não estão bem. A presença de bactérias acumuladas na superfície dos dentes e entre as gengivas produzem metabólitos (fermentação) que são os responsáveis pelo mau cheiro. O processo inicia de forma branda: primeiramente se forma a placa bacteriana que é uma massinha amarelada que fica rente ao esmalte dentário. Um dos componentes da saliva é o cálcio. O cálcio da saliva serve como um cimento para ajudar as bactérias a ficarem fixas no dente, e caso não seja feita a escovação ou tratamento odontológico aprofundado (limpeza feita pelo médico veterinário), a placa bacteriana desenvolve para cálculo dentário. O cálculo dentário é a calcificação da placa bacteriana e vai desenvolvendo-se com o passar do tempo e com a não intervenção correta. A bactéria presente predispõe a maior inflamação da gengiva e pode causar retração gengival. Ui!
A maioria dos cães a partir de 4 anos de idade apresentam algum grau de doença periodontal, por isso se seu animalzinho já se encaixa nessa faixa etária é muito importante procurar um médico veterinário para melhor avaliação bucal. Mas os mais novinhos não ficam de fora não: quanto antes identificado um problema periodontal mais qualidade de vida ele terá! Existem relatos de cães de 3 meses de idade com doença periodontal grave! Isso mostra a importância de cuidados com a higiene oral ainda na fase de dentição decídua (dentinhos de leite!). A escovação diária é ainda o melhor método para evitar acúmulo de placa bacteriana, uma alimentação balanceada e a visita do pet ao veterinário pelo menos 1 vez por ano para uma boa avaliação bucal também são peças chave para uma boca saudável.
Fique atento aos sinais como: sangramentos na gengiva, diminuição de apetite, saliva excessiva, dentes com acumulo de placa, mau hálito e até mesmo secreções nasais ou inflamação no olho!! Gengivas saudáveis não sangram e tem boa pigmentação, boca saudável não tem cheiro insuportável. É muito importante se atentar aos mínimos detalhes para não se deparar com situações críticas como injúria renal, pneumonia e endocardite infecciosa. As doenças da boca são sérias e podem levar à alterações em todo o organismo, principalmente no Rim, Coração e Pulmão! O sucesso na prevenção da doença periodontal depende da escovação e acompanhamento veterinário para avaliar a saúde bucal do seu pet.
Vamos marcar uma avaliação?!

Thamyres Novais, médica veterinária CMV Jardim América.